Uma iniciativa conjunta entre o Sebrae Minas, por meio do projeto “Nosso Mercado”, e a Prefeitura de Brasília de Minas viabilizou a reestruturação do mercado municipal da cidade, localizada no Norte de Minas Gerais. Após mais de um ano fechado, o espaço foi completamente reformado e entregue aos comerciantes, recebendo o nome de Mercado Municipal Deocleciano Soares Alves (Diozão). Agora administrado pela Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Brasília de Minas (ACMMMB), o mercado abriga 15 empreendedores de segmentos diversos, como artesanato, salão de beleza, bares e lanchonetes.
Parceria e inovação na gestão
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Juventude, Vanessa Almeida Botelho, destacou que a parceria teve início em 2023. Segundo ela, o objetivo inicial era criar um espaço focado em lojas de artesanato e gastronomia. Contudo, dificuldades financeiras enfrentadas pelos comerciantes levaram à busca de apoio do Sebrae Minas, que recomendou a transferência da gestão para uma associação.
“Atualmente, com 80% das lojas em funcionamento, conseguimos dar uma nova vida ao mercado. Este modelo de gestão se mostrou mais sustentável para os comerciantes”, explica Vanessa.
Para reforçar a estrutura de governança e planejamento, o Sebrae Minas promoveu uma missão técnica em novembro. Representantes da Prefeitura e da Associação visitaram o Mercado Central de Belo Horizonte para conhecer o modelo de gestão adotado na capital. “O programa ‘Nosso Mercado’ foca na governança, sensibilização e proposição de um modelo ideal para o funcionamento desses espaços. Todo o processo foi aprovado pela Câmara Municipal”, destaca o consultor Luiz Carlos Braga.
Uma nova fase para comerciantes locais
Roseli Soares Pereira, presidente da ACMMMB, celebra o momento de transformação. “É um desafio e uma satisfação contribuir com o desenvolvimento do município. Ver o mercado como um ponto de encontro que gera renda e sustento é motivo de grande alegria. Estamos motivados e confiantes no futuro”, afirma.
Entre os empreendedores beneficiados está Osnara Ribeiro de Almeida, proprietária de uma cafeteria no mercado. “Enfrentei dificuldades por conta do alto custo de aluguel e precisei fechar meu negócio por dois anos. Agora, com o mercado reformado, reabri com mais conforto e melhores condições de trabalho”, relata.
Impactos positivos e perspectivas de futuro
Hebbe Mendes, analista do Sebrae Minas, ressalta que o modelo de gestão implementado aumenta a funcionalidade, organização e atratividade do espaço. “A parceria entre a Prefeitura e a Associação torna o mercado mais competitivo e confortável para empreendedores e clientes”, aponta.
Sobre o projeto Nosso Mercado
O projeto “Nosso Mercado” realiza consultorias personalizadas para analisar as características dos centros comerciais e da cultura local. Ele visa implementar modelos administrativos eficientes que considerem o grau de maturidade de cada empreendimento, promovendo a sustentabilidade econômica dos espaços.
SERVIÇO
- Mercado Municipal Deocleciano Soares Alves – Brasília de Minas
- Endereço: Rua Camilo Prates, 130, Centro
- Funcionamento: Segunda a sexta-feira – 9h às 20h; Sábado – 6h às 12h