Os estudantes ou seus responsáveis têm até o dia 10 de janeiro para confirmar presencialmente as matrículas do Cadastro Escolar 2025 nas escolas da rede pública estadual. Os inscritos alocados pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) devem comparecer à escola designada com os documentos necessários para assegurar a vaga.
“A vaga na rede pública só é garantida com a matrícula efetivada. É fundamental que todos os estudantes compareçam à escola indicada com a documentação necessária”, reforça Simone Emerick, superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais.
Documentos Necessários
De acordo com a Resolução SEE Nº 5.058, é imprescindível levar os seguintes documentos (original e cópia):
- Documento de Identidade (ou equivalente, como Certidão de Nascimento ou Casamento).
- CPF do estudante.
- Comprovante de Residência em nome do estudante (se maior de idade) ou dos pais/responsáveis.
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, para estudantes alocados a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, indicando o ano que estão habilitados a cursar em 2025 (documento original fica na escola).
- Para cursos técnicos subsequentes: Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer de Equivalência de Estudos (no caso de formação no exterior).
- Para cursos técnicos concomitantes: Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio.
- Cartão da Criança Atualizado ou Caderneta de Saúde Atualizada, para estudantes de até 10 anos.
Os encaminhamentos podem ser consultados diretamente no site do Cadastro Escolar.
Atendimento
As secretarias das escolas estaduais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Se o estudante foi alocado em uma escola da rede municipal, é necessário verificar os prazos com a Secretaria Municipal de Educação de cada município.
Vagas Remanescentes
Quem perdeu o prazo de inscrição em outubro e novembro ainda terá a chance de solicitar uma vaga entre 21 e 31 de janeiro, pelo site do Cadastro Escolar. O encaminhamento dependerá da disponibilidade nas escolas próximas ao endereço informado.
Ano Letivo 2025
Conforme publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, o ano letivo de 2025 na rede estadual começa em 10 de fevereiro. Mais de 3,4 mil escolas estarão preparadas para receber os alunos.