PUBLICIDADE

Ex-prefeito de Montes Claros será transferido para Brasília até sexta-feira (10)

01

O ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, deve ser transferido para Brasília (DF) até esta sexta-feira (10). Ele está internado na Santa Casa de Montes Claros desde o dia 22 de dezembro, após sofrer um AVC.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (9), o médico intensivista Silvio Leonardo informou que a transferência faz parte da segunda etapa do tratamento, voltada à reabilitação.

“Agora ele vai para a fase de reabilitação, com intensificação de fisioterapia e fonoaudiologia, visando recuperar ao máximo suas capacidades”, destacou o médico.

A transferência será realizada por meio de uma aeronave equipada com todos os dispositivos necessários de uma UTI aeromédica, incluindo respirador, desfibrilador e medicamentos para eventuais intercorrências. Uma equipe médica especializada nesse tipo de transporte acompanhará o paciente durante o voo.

Segundo Silvio Leonardo, a transferência, inicialmente prevista para a última sexta-feira (3), foi adiada devido a incompatibilidades entre a disponibilidade do transporte e a vaga no hospital de destino.

O especialista ressaltou que Humberto Souto apresenta boa condição de saúde e uma recuperação acima do esperado. Após o procedimento cirúrgico, o ex-prefeito foi intubado e mantido sedado para favorecer a recuperação do cérebro. Dias depois, os médicos iniciaram a redução dos sedativos, até que ele não precisasse mais deles.

A evolução do quadro clínico de Souto é considerada positiva, o que reforça as expectativas para o sucesso da próxima etapa do tratamento.