Um homem de 56 anos foi detido nesta terça-feira (10) pela Polícia Militar de Meio Ambiente em Januária, após ser flagrado pescando de forma ilegal no Rio São Francisco. Ele foi encontrado com um surubim de aproximadamente 10 quilos e um metro de comprimento, além de redes de pesca, que são proibidas durante o período da piracema.
A abordagem ocorreu durante uma operação de combate à pesca predatória. Segundo a PM, o homem estava em um barco no rio quando foi interceptado. No local, os policiais também apreenderam redes de pesca em um barraco de sua propriedade, localizado às margens do rio.
O período de piracema, que vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro, proíbe a pesca de espécies nativas e o uso de apetrechos como redes e tarrafas. Apesar de o homem ter apresentado a Licença de Pescador Profissional, ele foi autuado por infringir as normas ambientais.
Além do surubim e das redes, o barco e o motor também foram apreendidos. O homem foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil em Januária e recebeu uma multa de mais de R$ 43 mil.
O registro do caso será enviado ao Ministério da Agricultura, Ministério do Trabalho, Procuradoria da República, Ministério Público de Minas Gerais e Instituto Estadual de Florestas para as providências legais.