Expectativa de Vendas para o Dia das Crianças deve Impactar 44,6% do Comércio Varejista em Minas Gerais
A pesquisa “Expectativa de Vendas – Dia das Crianças 2024”, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos do Sistema Fecomércio-MG, aponta que a data deve impactar as vendas de 44,6% das empresas do comércio varejista mineiro. Entre os itens mais procurados pelos consumidores estão brinquedos, roupas e doces, com os presentes variando entre R$ 70 e R$ 100.
Com a celebração ocorrendo em um sábado, 18,4% dos comerciantes demonstram otimismo, prevendo vendas superiores às de 2023, enquanto 45,2% esperam um desempenho mais robusto neste ano. Além disso, 31,5% acreditam que o aquecimento do comércio contribuirá significativamente para um aumento no faturamento, e 27,4% apostam no apelo emocional da data como um fator para impulsionar as vendas. Apenas 10,3% dos comerciantes esperam uma queda nas vendas, um percentual menor que o registrado no ano anterior.
Antonieta Guzmão, comerciante de roupas infantis em Montes Claros, está otimista em relação às vendas, apesar dos desafios enfrentados pelo setor. “Estamos confiantes. Mesmo sendo um ano difícil, acreditamos que o Dia das Crianças vai nos ajudar a atingir as metas”, afirma. A expectativa dela é que as vendas pelo menos igualem o desempenho do ano passado, com uma possível alta de 10%.
Quanto ao perfil dos clientes, ela menciona que o ticket médio varia entre R$ 50 e R$ 200, dependendo dos produtos. Para aumentar as vendas, Antonieta renovou completamente o estoque e está promovendo ofertas com itens a partir de R$ 10,00, utilizando exclusivamente as redes sociais para divulgação. “Já iniciamos as promoções e estamos divulgando todas as novidades para atrair os clientes.”
Expectativa Moderada
Já Rode de Souza Saraiva, proprietária de uma loja de brinquedos no centro de Montes Claros, tem uma visão mais cautelosa. “Minha expectativa de vendas, de zero a 10, seria sete”, comenta Rode. Ela observa que o movimento está abaixo do esperado em relação aos anos anteriores, o que a faz duvidar de um desempenho superior ao de 2023. “Espero ser surpreendida, mas, por enquanto, o resultado está aquém do esperado.”
Para enfrentar a concorrência, que considera desleal devido à prática de alguns comerciantes de vender mercadorias abaixo do valor de mercado, Rode tem apostado em promoções e descontos. “Hoje, as vendas são principalmente no Pix ou cartão de crédito. Sempre ofereço promoções para equilibrar com a concorrência”, explica. Rode também se preparou com um novo estoque e aguarda um aumento no movimento às vésperas da data. “Agora é esperar até sexta-feira e pedir a Deus que abençoe todo o comércio, porque o movimento está muito fraco”, lamenta.
Ticket Médio
Ernandes Ferreira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montes Claros, afirma que os comerciantes locais estão preparados, com produtos variados e de pronta entrega. Ele reforça a importância de o público prestigiar o comércio local para movimentar a economia e garantir a manutenção de empregos.
Os lojistas têm investido em promoções e facilidades de pagamento, como descontos no cartão e no Pix. “O consumidor tem preferido o parcelamento no cartão e o pagamento via Pix, o que impulsiona as vendas”, destaca Ferreira. Além do setor de brinquedos, há grande expectativa para a venda de roupas, calçados, eletrônicos e bicicletas, produtos muito demandados nesta época.
O ticket médio esperado gira em torno de R$ 200, com 70% das famílias comprando um presente, enquanto 30% optam por dois ou mais, especialmente para quem tem mais de um filho. “Agora é esperar que a população valorize o comércio local, para que as vendas sejam satisfatórias e já preparem o terreno para as próximas datas importantes”, conclui Ferreira.
Redação Site