O Cruzeiro encerrou a janela de transferências de 2024 com nove contratações, conforme anunciado pela diretoria do clube. Embora tenha negociações encaminhadas com dois zagueiros, o único acerto foi com Fabrício Bruno, enquanto a contratação de Valentin Gómez foi descartada. A intenção da Raposa era reforçar a zaga com um jogador experiente e pronto para ser titular. Fabrício Bruno, com 27 anos, chegou ao clube por R$ 44 milhões.
Valentin Gómez, um jovem de 21 anos, era visto como uma promessa para o futuro, com potencial para gerar receitas em uma futura venda. Contudo, a falta de experiência em grandes competições fez a diretoria priorizar outros nomes mais consolidados. Além disso, o Cruzeiro já havia investido em zagueiros em temporadas anteriores, como João Marcelo, Jonathan Jesus e Lucas Villalba, este último adquirido recentemente.
Para a temporada de 2025, a aposta é no desenvolvimento de Jonathan Jesus, que teve poucas oportunidades em 2024, mas é visto como um jogador com grande potencial de crescimento. O elenco conta ainda com quatro zagueiros e, após o empréstimo de Pedrão e Weverton, além da saída de Zé Ivaldo para o Santos, o clube mineiro deve promover atletas da base, como o destaque da Copinha, Bruno Alves, que terá mais chances no time profissional.
Enquanto isso, o Atlético-MG também está agitado no mercado, iniciando a temporada com um novo patrocínio máster. O clube fechou contrato com a empresa H2bet, que investirá R$ 60 milhões anuais em uma parceria de três anos, com possibilidade de bônus por metas. O valor total pode superar R$ 200 milhões. O anúncio oficial da parceria será feito no clássico contra o Cruzeiro, em Orlando, no dia 18 de janeiro. A marca estará estampada em preto e branco, respeitando a identidade visual do clube.
Além do patrocínio, o Atlético-MG se prepara para a estreia do técnico Cuca e as primeiras partidas do Campeonato Mineiro, que serão disputadas com um time alternativo, formado principalmente por jovens das categorias de base. Por precaução, o patrocinador decidiu estampar a mensagem “jogue com responsabilidade” nos uniformes dos jogadores nessas primeiras rodadas do Mineiro, destacando o compromisso com o jogo responsável, especialmente devido à presença de jovens no elenco.