PUBLICIDADE

Cadastro Escolar 2025 é aberto em Minas Gerais: Confira o passo a passo para se inscrever

002

Cadastro Escolar 2025 da Rede Pública de Minas Gerais está aberto; saiba como se inscrever

O Cadastro Escolar para o ano de 2025 na rede pública de Minas Gerais já está aberto e vai até o dia 1º de novembro. As inscrições são voltadas para novos alunos, aqueles que desejam retornar à rede pública ou que pretendem mudar de escola no próximo ano.

Também podem se cadastrar estudantes que, em 2024, estejam matriculados em escolas públicas que não oferecerão o nível de ensino ou a série subsequente em 2025.

Além disso, o cadastro é direcionado para alunos interessados em ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), nos cursos da Educação Profissional em escolas da rede pública, ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para participar do EJA, a idade mínima é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Como se inscrever?

A inscrição é realizada de forma online, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Para estudantes que já frequentam a rede estadual, a matrícula será renovada automaticamente.

Alunos que não têm acesso à internet podem se inscrever presencialmente em uma escola estadual.

Os dados necessários para a inscrição no Sucem são:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Endereço
  • RG, CPF e nome dos responsáveis

O resultado do Cadastro Escolar 2025 será divulgado no site oficial a partir de 4 de dezembro. A confirmação da matrícula na rede estadual ocorrerá presencialmente entre 18 de dezembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025 na escola designada.

Para estudantes da rede municipal, o calendário de matrícula será fornecido pelo próprio município.

Todas as informações sobre a documentação exigida para a matrícula estão disponíveis no site oficial da SEE/MG.

Renovação de Matrícula

A renovação de matrícula na rede pública será feita automaticamente para alunos que continuarão no mesmo nível de ensino que a escola oferece em 2025. A renovação, preferencialmente, será para o mesmo turno em que o estudante já está matriculado.

Caso haja uma solicitação de mudança de escola, a renovação automática será cancelada, e o aluno precisará participar do Cadastro Escolar.

Redação site