Em duas finais decisivas, o Atlético-MG chega às últimas rodadas do Campeonato Brasileiro fazendo contas para garantir uma vaga na Copa Sul-Americana e afastar qualquer risco de rebaixamento. Nesta quarta-feira, o time enfrenta o Vasco, às 19h, em São Januário, buscando um resultado positivo para praticamente garantir a permanência na competição na última rodada.
O Galo depende apenas de si para conquistar a vaga na Sul-Americana 2025. Com uma vitória, chega aos 47 pontos e ainda torce para tropeços de Juventude ou Athletico-PR. Se isso acontecer, a classificação fica assegurada uma rodada antes do fim.
No caso de empate, a decisão pela vaga fica para a última rodada, mas o time já estará matematicamente livre do rebaixamento, podendo até perder a partida, desde que os times do Z-4 também não vençam.
A tarefa, porém, não é fácil. O Atlético vem de um jejum de 11 partidas sem vitórias, com sete derrotas e quatro empates desde o último triunfo, em 22 de outubro, pela semifinal da Libertadores.
Já o Vasco ainda alimenta a esperança de uma vaga na pré-Libertadores. Para isso, precisa vencer os dois jogos e torcer por uma combinação de resultados favoráveis.