PUBLICIDADE

Divinópolis em situação de emergência após temporal com 115 mm de chuva em 2 horas

02

A Prefeitura de Divinópolis decretou situação de emergência nesta quarta-feira (15) devido aos graves danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na terça-feira (14). Em apenas duas horas, foram registrados 114,8 mm de precipitação, provocando alagamentos, inundações e destruição em várias regiões.

Casas foram invadidas pela água, ruas ficaram submersas, e o asfalto foi arrancado em diversos pontos. Empresários também contabilizam prejuízos significativos, com mercadorias perdidas em lojas e depósitos afetados.

Desde as primeiras horas desta quarta-feira, moradores, servidores municipais e equipes de segurança se mobilizaram para limpar residências, comércios e vias públicas. Apesar do esforço coletivo, o cenário ainda é de devastação.

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Assistência Social estão atuando para atender as famílias afetadas. O decreto de emergência permitirá acesso a recursos estaduais e federais para reparação de danos e assistência às vítimas.

De acordo com a Defesa Civil, foram registrados quase 300 chamados. Na Rua Carlos Pereira Chula, no Bairro Nossa Senhora das Graças, a força da água transformou a via em um rio, arrancando todo o asfalto.

O temporal deixou 124 famílias desalojadas, que buscaram abrigo com parentes ou amigos, e duas famílias desabrigadas, que dependem de suporte do poder público.

Além do Bairro Nossa Senhora das Graças, os bairros Belo Vale, Bom Pastor, Campina Verde, Centro, Esplanada, Interlagos, Ipiranga, L. P. Pereira, Nações, Mangabeiras, Ponte Funda, Rancho Alegre, Vale do Sol e Vila Belo Horizonte também sofreram com os estragos.

Apesar da destruição, não houve registro de feridos.