Desde segunda-feira (2), as operadoras de telefonia estão autorizadas a ativar a tecnologia 5G em todos os municípios do Brasil. A liberação foi possível após a conclusão da retirada de interferências na faixa de 3,5 GHz, anteriormente destinadas a outros serviços.
No dia 26 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a “limpeza” completa dessa faixa, essencial para o funcionamento do 5G. A autorização para ativação, no entanto, só entrou em vigor na última segunda-feira.
Instalação gradual até 2029
A EAF, responsável pela execução do processo e composta por operadoras que venceram o leilão do 5G, concluiu os trabalhos 14 meses antes do prazo previsto. A liberação recente incluiu 190 municípios da Bahia, finalizando o ciclo de interferências no país.
Embora as operadoras possam instalar o 5G em qualquer cidade, o edital estabelece que a tecnologia deverá estar disponível em todos os municípios até 2029. Beneficiários de programas sociais podem solicitar gratuitamente kits de recepção para o sinal pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site da EAF.
O modelo usado para liberar a faixa de 3,5 GHz segue o exemplo do desligamento da TV analógica, quando operadoras de telefonia custearam equipamentos para a transição ao 4G.