PUBLICIDADE

17ª edição da Semana Global de Empreendedorismo

001

O Brasil, um dos países mais empreendedores do mundo, possui mais de 90 milhões de pessoas envolvidas diretamente com o empreendedorismo. Em 2024, o país se prepara para a 17ª edição da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), que envolve eventos em Montes Claros e nas microrregiões de Pirapora, Janaúba, Januária e Salinas, no Norte de Minas. O encontro ocorrerá de 18 a 24 de novembro nas agências de atendimento do Sebrae, com o tema “Empreendedorismo é para todos”, ajudando a apoiar diferentes perfis de empreendedores, como jovens, mulheres e empreendedores rurais.

Em Minas Gerais, estado que conta com mais de 2,1 milhões de pequenos negócios, a SGE reforça a importância de iniciativas de acolhimento e capacitação para empreendedores. Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, destaca: “Participar da SGE é uma maneira de fortalecer nosso apoio aos pequenos negócios, conectar empreendedores e oferecer capacitações. Também interligamos novos empresários a recursos importantes para o crescimento de seus negócios”. Ele ressalta ainda o Sebrae Play, uma plataforma com cursos gratuitos sobre gestão, finanças, marketing digital e temas essenciais para vários perfis de empreendedores.

A SGE já impactou mais de 10 milhões de pessoas globalmente, com 20 mil parceiros, mais de 40 mil atividades e participação de 200 países.

Jairo Pereira de Oliveira, conhecido como “Morcego”, barbeiro no Jardim Palmeiras, em Montes Claros, participará da Semana focada em consultoria financeira. Ele vê a importância do evento para pequenos empresários, afirmando: “Esse apoio, juntamente com a consultoria e financiamento do Sebrae, ajuda empreendedores locais a melhorar a gestão dos negócios e a se posicionar de forma mais competitiva”. Segundo ele, “muitos empresários têm o negócio, mas precisam de suporte na gestão financeira”.

William Rocha, analista do Sebrae Minas, explica que uma instituição está preparada para atender às demandas variadas dos empreendedores na 17ª edição da SGE: “A abordagem será segmentada, com programas para jovens, mulheres e empreendedores rurais, adaptando os conteúdos às realidades locais e abordando temas como marketing digital e inovação”. O Sebrae espera alcançar resultados como fortalecimento do comércio local, aumento da produtividade rural e estímulo à inovação em micro e pequenas empresas, gerando empregos e renda para a região.

Quanto ao empreendedorismo feminino, Rocha ressalta o Sebrae Delas, que oferece capacitação específica para mulheres, abordando desafios como acesso ao crédito e conciliação entre a vida profissional e familiar. “O programa é um empreendimento para o crescimento dos negócios liderados por mulheres, fortalecendo a economia regional e a representatividade feminina no mercado”, conclui.